Rio Woolf - 1

Rio salta de alegria depois que ele recebe a surpresa de presente de Natal

Garotinho de quatro anos no Reino Unido ganha prótese de corrida como presente de Natal graças à intervenção de ídolo paralímpico e doação de clínica especializada

Um garotinho de quatro anos no Reino Unido correrá pela primeira vez com seus amiguinhos graças a um inesperado presente entregue a tempo para o Natal. Rio Woolf (foto), que é amputado da perna direita, foi equipado com uma nova prótese que lhe possibilita correr, uma das atividades prediletas de garotos na mesma idade. Segundo noticiou o jornal britânico Daily Mail, Rio perdeu a perna aos 14 meses de idade devido a uma anomalia congênita rara conhecida como “Aplasia Tibial”, que geralmente deforma joelho, tíbia e articulação do tornozelo, sendo indicada a amputação.

Mesmo sem as novas próteses, o pequeno Rio Woolf nunca desistiu do sonho de correr, mesmo que a atividade representasse um grande esforço com a prótese antiga, que era completamente rígida, pesada e sem qualquer articulação. Após assistir aos Jogos Paralímpicos de Londres e ver seu ídolo Jonnie Peacock (na foto abaixo), também amputado, faturar a medalha de ouro nos 100m T44 do atletismo masculino, ele pediu a seus pais como presente de Natal uma nova prótese que lhe proporcionasse o mesmo feito.

Rio Woolf - 3

Rio se inspirou para começar a correr depois de conhecer seu heroi paralímpico, o corredor britânico Jonnie Peacock

Após conhecer a história de superação do garoto ao ver um vídeo de corrida de Rio na internet, o paratleta britânico Jonnie Peacock se ofereceu para ajudar, colocando os pais do garoto, Juliette e Trevor, em contato com especialistas de uma renomada clínica de reabilitação do Reino Unido. A lâmina – um modelo Flex-Rum Júnior, da Ossür – foi confeccionada de graça para o corredor aspirante pela Dorset Orthopaedic, em Ringwood, Hampshire, que poderá agora saltar, correr e jogar com seus amiguinhos.

Segundo informações do Daily Mail, a prótese custa £ 4.000 no Reino Unido (o equivalente a R$ 13,4 mil), é feita a partir de uma lâmina em fibra de carbono – mesmo material das próteses usadas por paratletas – e pesa pouco mais de 1,6 quilo. “É um sonho tornado realidade para o Rio e é o presente de Natal perfeito”, afirmou a mãe do garoto, Juliette Woolf, acrescentando que o menino não conseguia parar de saltar para cima e para baixo desde que o equipamento fora montado. “Ele ficou tão encantando ao observar aquelas pessoas correndo nas Paraolimpíadas com suas ‘pernas especiais’ e agora ele pode fazer a mesma coisa”, relatou.

Rio com seu orgulho pais Juliette e Trevor. Eles agora estão juntando dinheiro para caber-lo com novas pernas à medida que cresce

Rio com os pais orgulhosos Juliette e Trevor. Eles agora estão juntando dinheiro para os futuros encaixes que serão necessários à medida que o garoto cresce

De acordo com o diretor da Dorset Orthopaedic, Bob Watts, a prótese confeccionada para o Rio é 150g mais leve do que as pernas convencionais. “Por ser feita de fibra de carbono, que é um material muito leve, as molas devolvem ao usuário até 95% da energia colocada sobre o equipamento durante a corrida”, explicou. A lâmina tem garantia para durar pelo menos um ano, mas como uma criança cresce, a substituição do encaixe deverá ocorrer após seis a nove meses de uso.

“Meu marido e eu estamos incrivelmente gratos a todos que deram ao Rio esta incrível oportunidade”, afirmou a mãe do garoto que, juntamente com o marido, tem agora a missão de angariar fundos para levantar dinheiro para que o Rio possa continuar usando a lâmina doada, pois como ele precisará de novos encaixes à medida em que for crescendo, eles terão de arcar por conta própria com os custos dessa manutenção.

Fonte: Blog Passo Firme / Via Daily Mail

Passo Firme – 24.12.2012
Curta e compartilhe a página do Blog Passo Firme no Facebook!

comentários
  1. […] “Não foi brinquedo, mas um baita presente de Natal” […]

Deixe um comentário